terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

10-02-2013 - XI Benção dos Ciclistas - Fátima

Este fim-de-semana houve aventura.
O desafio já tinha sido lançado em Dezembro, mas não se concretizou nessa altura porque as festividades ocupam muito espaço "temporal", e a meteorologia da altura não convidava a grandes passeios.
Entretanto surge, por acaso, na rede social facebook a promoção da XI bênção dos ciclistas em Fátima: tínhamos datas, mas acima de tudo tínhamos um motivo.

Ora, se íamos a Fátima tínhamos que ir pelo "caminho de Fátima". Haverá? Estará marcado? E dormir onde? Albergues? Carimbos? etc etc tec.

As dúvidas vão-se dissipando com alguma pesquisa online.
Os sites: www.caminho.com.pt e  www.rotadoperegrino.com possuem bastante informação para quem pretende iniciar uma peregrinação a Fátima.

Faz-se o track do caminho a percorrer: escolhemos a rota verde (Aveiro-Fátima), para realizar no sábado. Até Aveiro íamos pela estrada nacional até ao Porto, e pelas ciclo-vias de praia até Aveiro, utilizando o ferryboat em S. Jacinto.

Quanto ao grupo: só havia 2 "pastorinhos" dispostos a ir, e um só podia a partir de sábado, dados os compromissos profissionais. Rui Costa e Fernando Pereira.

O Costa arranca na sexta-feira de manhã em direcção a Aveiro, sozinho. Haja moral... :-) Passagens por Guimarães, Vila das Aves, Santo Tirso, Ermesinde, Porto, e Gaia onde almoça e dá umas voltas à beira rio.
Daí até Aveiro é pedalar contra o vento. ´Quase 160kms de frio...
A primeira noite foi passada na Pousada da Juventude de Aveiro, já com a companhia do Fernando Pereira que entretanto aparece em Aveiro.

No sábado estavam reservados mais 140 kms de "caminho de Fátima". E assim foi...
A meteorologia colaborou, finalmente: estava um dia primaveril, ideal para a prática desportiva.
O Caminho é 80% de estrada, tornando-se um bocadinho monótono em certas zonas. Talvez seja esse o facto que leva a menor divulgação destas vias em favorecimento do caminho de Santiago.

A marcação é quase nula, exceptuando algumas setas já próximo de Fátima. Neste aspecto acreditamos que a colaboração das entidades consideradas de "utilidade pública", como os escuteiros, poderão ser uma ajuda preciosa na marcação.
Mesmo a questão da credencial (e respectivos carimbos) não está convenientemente divulgada. Sempre que pedíamos carimbo ficam a olhar de canto para nós :-) Mesmo em Fátima o carimbo era relativo aos caminhos de Santiago :-)

Chegamos a Fátima já quase de noite, por volta das 18.15h. Daqui fomos ver o nosso segundo local de pernoita: a casa de acolhimento de S. Bento Labre.

No domingo já estava um frio de rachar. Foi acordar, tomar o pequeno-almoço, e aguardar a concentração das bicicletas para o pequeno passeio até Aljustrel, onde seria a missa e a bênção.
A adesão ao evento não era de grande monta, mas ainda estariam uns 300 ciclistas.
Ainda antes de se iniciar a cerimonia começa a chover; e assim foi até ao fim da viajem, sempre debaixo de chuva...

Há alguns pontos que devemos ressalvar:
  • Qualidade das Pousadas da Juventude: não temos grande experiência neste tipo de alojamento, mas pelo que nos foi dado a perceber é um bem mal aproveitado. Camas, em quartos restritos, com pequeno-almoço, por 10€. Nem no caminho de Santiago...
  • Passamos um frio de rachar: nota-se em algumas fotos :-)
  • Os dois "pastorinhos" partiram para a aventura adoentados (um mais do que o outro). Azar para o Rui Costa que teve que esperar pelo Fernando uma dúzia de vezes.
  • Desta vez o Costa não se queixa da comida: comemos mais do que aquilo que pedalamos;
  • No "pós-bicicleta" dêmos uma de intelectuais: não tomávamos café, era chá, e de qualidade;

Vale a pena procurar dinamizar os caminhos de Fátima, procurar alternativas à estrada, promover a dinâmica da credencial do peregrino, divulgar aquilo que é nosso...

Fotos:
2013_02_10_Fatima
Percurso completo:

Aveiro-Fátima (rota verde):

Bênção dos ciclistas:

2 comentários :

  1. Amigos, deixem-me tomar a liberdade de colocar o link para o trajecto GPS de Fátima a Santiago http://ridewithgps.com/trips/948855. Também pode ser feito de forma inversa.
    E também parabéns pela qualidade das vossas crónicas que sem serem maçadoras focam as vossas impressões. Cumprimentos. Pedro Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá PortoBike. O percurso que referencias é relativo aos caminhos de Santiago certo? Acredito que sejam os mesmos que deveriam ser considerados os caminhos de Fátima (ou não, não sei). No entanto os sites que referencio no post dão várias possibilidades de caminhos para Fátima. Mas obrigado pelo track, ajuda sempre.
    Quanto ao elogio, agradecemos as visitas aqui ao blog. Volta sempre :)

    ResponderEliminar

 
Voltar ao topo