quinta-feira, 31 de maio de 2018

01-06-2018 - Santiago de Compostela 2018

Este ano: o caminho Primitivo.

O Caminho Primitivo da peregrinação a Compostela foi o utilizado pelos primeiros devotos, chegados do nacente reino asturiano. Trata-se, portanto, do primeiro itinerário jacobeu, de aí a sua actual denominação.

Esta rota foi seguida possivelmente pelo rei Afonso II o Casto, desde a capital do reino ástur, em Oviedo, até o túmulo de Santiago, no primeiro terço de s. IX. Este monarca foi decisivo para confirmar como pertencentes ao apóstolo Santiago o Maior os restos aparecidos em Compostela, auspiciou a fundação da primeira igreja da nacente urbe e colaborou na organização do primitivo culto apostólico. Também concedeu doações e incentivou o estabelecimento da primeira comunidade monástica destinada a atender as demandas do culto no altar de Santiago.

“O Caminho Primitivo teve na cidade de Oviedo o seu principal ponto de origem, mas foi seguido também por peregrinos de outras partes do norte da Espanha e da Europa.

Esta rota, a despeito da consolidação do Caminho Francês, continuou sendo uma alternativa relevante, especialmente pelo valor espiritual que determinados peregrinos davam à grande coleção de relíquias da catedral de San Salvador de Oviedo e à basílica lucense, com sua exposição permanente do Santíssimo Sacramento.”

Planeamento:
Dia 0 - Viagem para Oviedo
Dia 1 - De Oviedo a Borres;
Dia 2 - De Borres a A Fonsagrada (pela variante dos "Hospitales");
Dia 3 - De A Fonsagrada a Ferreira;
Dia 4 - De Ferreira a Santiago.

Este é sem dúvida o caminho mais bonito, e também o mais difícil, principalmente com chuva. Mas é a chuva, e o característico nevoeiro das Asturias que concedem valor a esta peregrinação.

As fotos falam mais do que as palavras:

2018_06_03_Santiago2018
Percursos:

 
Voltar ao topo