sábado, 14 de abril de 2012

14-04-2012 - Circuito NGPS - Etapa 3 Figueira da Foz


Rescaldo:
Sobrevivi à 3.ª etapa do circuito ngps - é mesmo esta a expressão correta.
E o que mais há a dizer: muita lama, fdx, mesmo muita lama.

Acordei às 5.45h da manhã para aquele que esperava que fosse um bom dia de primavera, com nuvens, mas onde o sol imperasse. Não foi bem assim...
Encontrei-me com o Joel Braga em Seide, e partimos em direcção à Figueira, local onde chegaríamos por volta das 8.40h. Efectuamos o levantamento dos kits de participação (cada um pega no seu, e siga - organização power) e quando vamos novamente para o carro cai a primeira carga de água, só para nos por de sentinela... 
A partir daqui, foi montar as miúdas, tirar umas fotos com os 4team e António superfraquinho, e arrancar para a aventura (arranque que se deu com 15 minutos de atraso - parece que estavam à espera que a chuva voltasse).

Tudo certinho até +- ao quilometro 30, onde encontro a primeira subida digna de registo (entrada na serra da boa viagem), e onde cai a primeira grande molha do dia - que banho. Os músculos quentes levam com uma chuva da fresquinha e acontece o desastre - caimbrã (ora fdx - ainda falta metade) - A partir daqui foi sempre em gestão de esforço. E começa a aparecer a lama barrenta mais pesada...

Ao quilometro 40 o problema mecânico do dia: o acumular da lema leva a que o suporte que afasta as pastilhas do disco partisse. Nada de mais - removo as pastilhas, tiro aquela porcaria, e tudo pronto novamente.
Depois disto ainda caem umas quantas cargas de água, o percurso fica mais lamacento, perco o Joel Braga de vista, e foi sempre a comer lama até ao final.

Já sem os óculos porque já não via nada, com os travões a dar de si, e com os músculos a saltar a cada pedalada, aparece a descida do percurso. Aquilo era sempre em singletrack, com um enquadramento natural fantástico. Pena foi que tivesse chovido, porque senão teria partido a bicicleta num daqueles saltos que lá havia... 

Para o fim estava reservada a subida das lamentações (junto à pedreira). Nem era nada de especial, mas como já ia todo fod***, acho que demorei uns 20 minutos a fazer uns 300 metros, sempre em primeira.

Banho quentinho no final e a caminho de casa que se faz tarde...

O percurso do evento era muito, mas muito bom, e acredito que se tem estado bom tempo vinha da Figueira de barriga cheia de BTT. Assim, vim com a barriga cheia de lama, e com os músculos todos doridos - mas valeu bem a pena.
O facto dos banhos serem separados não faz muito sentido - o ngps é um conjunto de eventos que tem por base o convívio entre os participantes. Normalmente as pessoas vão chegando a conta-gotas porque as distancias são grandes e nem todos têm a mesma pedalada. Se separam os locais de concentração no final perde-se um bocado o espírito do convivo deste tipo de eventos - facto a rever...

Um grande abraço para o Joel Braga que me acompanhou nesta aventura, para o Jorge e para o Brasuca dos 4team (junto dos quais me fiz de convidado para uma eventual ida de véspera), e para o António dos superfraquinhos.

Deixar ainda uma saudação para o Luís Martins que tive o prazer de conhecer pessoalmente...

Rescaldo no fórumbtt: LINK

Fotos:

2012_04_14_BTT_Figueira


Vídeos:



Percurso:



Promoção do evento:




E o Circuito NGPS vem à Figueira.

Visitem o site do evento onde já poderão fazer as inscrições e saber todos os pormenores.





Depois de em 2011 termos andado mais para o norte do pais em 2012 aventuramo-nos um pouco mais e vamos conhecer os trilhos do concelho da Figueira da Foz.

Os trilhos são lindos. As vistas com água são uma constante. Primeiro iremos ver no horizonte o rio Mondego, a sua foz e os seus campos de arroz. Depois será o mar o Cabo Mondego e as praias de Quiaios, Buarcos e da Figueira da Foz.

O percurso foi selecionado procurando conciliar dois factores a sua beleza e o divertimento que proporciona.

O desafio proposto irá inciar na zona de Vila Verde seguindo depois para Maiorca onde será o primeiro local com ponto de abastecimento. Em Maiorca tomaremos a direcção das Alhadas passando pelo Dolmen das Carniçosas. Brenha será a próxima localidade a atravessar e pouco depois estaremos na Serra da Boa Viagem.

Entraremos no reino do single track. Apreciem os trilhos, apreciem as vistas e tenham todos os sentidos alerta. Parem na Casa Pinha para abastecimento ou apenas pelas vistas. Na Praia de Quiaios tambem há locais muito agradáveis.

Gozem o ultimo single e regressem ao entardecer percorrendo o  "Enforca Cães" seguido da marginal da Figueira. Descomprimam, bebam um copo numa das esplanadas e programem o regresso à Figueira.

 
Voltar ao topo