Participação no passeio de Braga, inserido nas celebrações da semana europeia da mobilidade, e promovido pela Câmara Municipal de Braga.
Cerca de 55 kms, sempre em estrada, para treinar resistência (física, e dos condutores de automóveis).
Fazendo uma análise mais séria, e uma vez que se pretende o convívio salutar dos cilistas e dos automobilistas, não nos parece correto que em determinados momentos se procure desrespeitar os automobilistas dando total soberania aos ciclistas em passeios destes... Não se respeitaram semáforos, foram criadas situações de embaraço de transito sem motivos que o justificassem, e tudo em nome da mobilidade sustentável... Não parece que vá resultar assim.
Bom senso gera bom senso...
Fotos:
Realiza-se no dia 19 de setembro o Passeio de Bicicleta Braga 2015 promovido pelo pelouro do ambiente da autarquia bracarense, em colaboração com a Associação de Ciclismo do Minho, no âmbito do programa da Semana Europeia da Mobilidade. A participação é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas online (aqui).
A iniciativa terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Os participantes estarão cobertos pelo seguro desportivo (acidentes pessoais).
A partida está marcada para as 14h30 na Praça Municipal (junto à Câmara Municipal de Braga). O percurso inicial do Passeio será efetuado no Centro Histórico pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial de 5 quilómetros, termina o Mini Passeio, prosseguindo o passeio por um trajeto de mais cerca de 15 quilómetros.
As inscrições (gratuitas) para a iniciativa promovida pelo Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural da Câmara Municipal de Braga e pela Associação de Ciclismo do Minho podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível em www.acm.pt.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida pela União Europeia que tem como principal objetivo consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública. Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.
O tema deste ano “Escolhe. Muda. Combina.”, destaca a multimodalidade e incentiva as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar assim, mais rápida e agradável.
Um dos novos aspetos do tema deste ano é dar-nos a possibilidade de reinterpretar as capacidades de um meio de transporte, vendo a viagem de A para B como uma oportunidade de enriquecer o nosso dia.