Vamos lá fazer o rescaldo desta maratona (leia-se meia-maratona para os OlharesCuriosos).
Bem, o dia começou relativamente cedo, porque o secretariado fechava às 8.30h (que piada...). Eram quase 9.30h e ainda estávamos na fila. :)
Como íamos 4 bravos decidimos montar as bikes no mesmo carro. O encontro era às 7.20h mas o Novais ainda teve que ir à Trigueirinha (de bike) buscar o cacete e atrasou-se.
Chegados ao Gerês já se via a azafama. Mais carros que bikes e a dificuldade em circular. Mandamos de imediato o atrasado para o levantamento dos dorsais e fomos montando o esquema (bikes).
Aqui a primeira falha da organização: uma fila apenas para tanta gente? Precisam novamente do nome completo das pessoas? E as inscrições da net servem para quê? Uma desgraça (vergonha mesmo - não se compreende).
Com isto veio o atraso na partida. Nós, feitos finos, decidimos partir antes da partida oficial. Vamos seguindo as fitas e quando nos apercebemos o caminho não era por ali (bem, era mas tinha sido mudado mesmo na hora da partida). Moral da história: arrancamos em último :) Pelo caminho ainda ajudamos a desviar um carro que estava a estorvar a passagem de um autocarro. Somos os maiores!
Já estávamos em desvantagem - toca a recuperar. O Novais vai para tentar ficar o mais à frente possível o Pereira tenta fazer mais do que o que pode tentando seguir o encalço, o Costa fica um bocadinho para trás, e em último do grupo vem o Soares.
O percurso era duro de mais para os "domingueiros" como nós. Foram dezenas as vezes que ouvi (e pensei, e disse): "P*** que os P**** a todos", principalmente na última subida. :) (sem ofensa, claro)
Para a próxima aconselhamos a que a publicidade de um evento tão penoso se dirija apenas aos "prós", malta com pernas para isto...
Como é óbvio chegamos todos ao fim, e todos (ou quase) com cara de desgraça (e algumas caimbras). Neste particular agradecemos a um BTTista que ofereceu uma banana ao Fernando na última subida (foi a salvação dele).
No final uma bifana e uma bebida e siga que se faz tarde.
Fomos para o Gerês com muito boa disposição, mas viemos de lá de rastos. Aquela me**a foi muito dura...
Um abraço especial ao colega do grupo Gilmondbtt que falou connosco antes do inicio da prova, e ao colega que acompanhou o Fernando Pereira em grande parte do percurso.
Rescaldo no fórumbtt: LINK
Classificação:
Fernando Novais: 57º - 3:37:58
Fernando Pereira: 129º
Rui Costa: 189º
Luís Soares: 237º
Fotos:
Tal como na edição anterior, a organização pretende que os participantes compitam saudavelmente num dos locais mais belos de Portugal.
O Gerês, para além de belo é também, reconhecidamente, uma das zonas mais desafiantes para os amantes do BTT!
Este ano a vertente competitiva será de carácter oficial, pois este evento conta para o Campeonato Regional do Minho BTT/XCM!
O Gerês, para além de belo é também, reconhecidamente, uma das zonas mais desafiantes para os amantes do BTT!
Este ano a vertente competitiva será de carácter oficial, pois este evento conta para o Campeonato Regional do Minho BTT/XCM!
Aguardamos a tua inscrição! Novidades aqui no site ou na página do facebook! Com sorteios, fotos e muito mais!
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês.
A prova de atribuição dos primeiros títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT - XCM é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A iniciativa destina-se também a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a organização planeou a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (70 Kms), assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição de jersey por mais 12,50 euros. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco).
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.