No dia da inauguração foi promovida uma exibição de Trial Bike pelos primeiros 3 classificados do campeonato nacional de 2010 e um Curso de Especialização de Comissários (árbitros) que terá como prelectores os Comissários Internacionais UCI Andres Fernandez e José Montoya.
A criação do Parque de Trial Bike foi sugerida pela Associação de Ciclismo do Minho após a realização em Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike, tendo a ideia sido favoravelmente acolhida pela autarquia e por um conjunto de entidades que também contribuíram para a sua concretização, nomeadamente a Bike Zone – Guimarães, Artecanter (Atães) e Serração de Madeiras Matos (São Torcato).
O espaço agora criado tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro nas imediações do Castelo de Guimarães.
O Parque de Trial Bike pressupõe a dinamização do Trial Bike em Guimarães através da criação de uma escolinha de formação e da realização de competições nacionais, entre outras actividades previstas, estando confirmada a realização em Junho de uma prova da Taça de Portugal.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Vídeo da inauguração (com os olhares presentes):
Campeonato Nacional de Trial Bike:
Percurso efectuado: