terça-feira, 10 de junho de 2014

07-06-2014 - Santiago 2014

Os OlharesCuriosos voltaram a Santiago de Compostela. :)
Este ano, e ao contrário das 3 peregrinações anteriores, a nossa incursão no país vizinho ficou agendada para Junho, dados os acontecimentos inadiáveis do mês de Agosto próximo. E porquê o mês de Junho: bem, porque temos feriados que nos permitem tirar umas "mini-férias" e porque normalmente neste mês a meteorologia já nos é bastante favorável (puro erro, mas já falamos sobre isso).

Logo no mês de Dezembro passado, aquando do jantar de natal, definimos que, para além da data de realização (de 7 a 9 de Junho), iríamos percorrer os cerca de 230kms do caminho português do centro, desde Caldas das Taipas até Santiago.

Os participantes seriam os mesmos do ano anterior: Fernando, Novais, Costa, Zuka, Simão, Luís e Bravo. Infelizmente o Bravo não nos pode acompanhar por motivos profissionais.


A preparação desta vez ainda foi mais fácil: temos 3 dias, mas é provável que consigamos lá chegar em 2, ficando com o terceiro dia para "passear" em Santiago. Chegando no segundo dia a Santiago podíamos pernoitar no Monte do Gozo (que já conhecíamos do ano passado) onde teríamos sempre cama e comida garantidos. Assim sendo ficam 90kms para o primeiro dia (até Valença), passando pela Falperra e pela Labruja, e 130 para o segundo dia, mais rolante, de Valença a Santiago de Compostela.

Para fechar o tema da preparação faltava-nos um meio de transporte para a vinda, e respectivo condutor. Depois de algumas pesquisas de alugueres de carrinhas, contas aos custos de levar dois carros, vinda de comboio, vinda de bike, blá blá blá... lá conseguimos uma carrinha emprestada (desde já o nosso agradecimento ao Sr. Armando Pinheiro pelo empréstimo). O condutor: o Bravo; sai do trabalho e vem buscar-nos :)

Vamos à realização...
Bom tempo? Nem vê-lo. Mas como a meteorologia já nos tinha avisado que poderia chover já íamos preparados.

O primeiro dia correu basicamente como tínhamos planeado. Saída por volta das 7.45h para gastar a primeira hora na Falperra. Almoço em Ponte de Lima, e dormida em Valença.




A chuva fez-nos companhia logo à saída: desde as Taipas até Braga. Fizemos a subida da Falperra, que por si só já não é fácil, debaixo de água. A partir daí o sol foi-nos fazendo companhia.
Coisas a recordar:
  • em Ponte de Lima comemos 2 rojões cada um (e nem mais um bocadinho);
  • tivemos um encontro de 1.º grau com o Sr. Juca, dos famosos viveiros Juca (que tem um berro bastante característico);
  • No albergue, como havia muita gente do BTT no caminho, aquilo parecia uma conferência de grupos de BTT: pena alguns não terem o mínimo de respeito pelos peregrinos.
O Segundo dia resume-se em duas palavras: CHUVA e QUILÓMETROS.
Mas quando referimos chuva, é chuva a sério. O céu estava a desfazer-se em Espanha, e nós a tentar pedalar. Os 130 kms que planeamos, apesar de exequíveis, foram exagerados.
Basta comparar a fotografia do grupo na chegada a Santiago e a fotografia do mesmo grupo no dia seguinte:



Quanto à comida que tínhamos assumido como garantida: não existia. Lá nos safamos novamente na "A Chisca":


Mas não podemos dizer que não valeu a pena, pelo contrário: permitiu ganhar a experiência necessária para não repetir tantos quilómetros, permitiu conhecer alguns limites, e permitiu o 3º dia que tivemos.

O terceiro dia:
  • Dormir bem;
  • Tomar pequeno-almoço descansados;
  • Entrada na praça com calma, e fotos da praxe;
  • Participamos na missa do peregrino;
  • Fomos levantar a nossa compostela na oficina do peregrino:
  • Almoçamos e tivemos tempo para experimentar tudo o que havia de bom a experimentar em Santiago.
A vinda foi outra aventura. Um problema técnico fez com que ainda tivéssemos tempo para empurrar uma carrinha em plena auto-estrada :) Chamamos aquele momento de "experiência A Vida é Bela" 

Em suma:
Foram três dias fantásticos. Camaradagem de um grupo que já se conhece bem e se consegue complementar quase na perfeição. 
Muita gente do BTT no caminho. Bem hajam aqueles que iam em peregrinação
Para os outros, que tivemos a oportunidade de presenciar, em plena maratona (com berros de "direita" e "esquerda" e despique nos caminhos de Santiago), que não sabem respeitar os outros, o nosso agradecimento: fod**-vos!

Fotos:
2014_06_08_Santiago_Compostela

Percursos: Link para o percurso completo, com localização dos albergues

Dia 1 - de Caldas das Taipas a Valença:

Dia 2 - de Valença a Santiago, com subida ao Monte do Gozo:

Dia 3 - do Monte do Gozo à praça Obradoiro:

 
Voltar ao topo